Educação Especial, Superdotação e Altas Habilidades
Apresentação
O curso de Educação Especial, Superdotação e Altas Habilidades destina-se a profissionais da área da educação que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais, incluindo aqueles com superdotação e altas habilidades. O curso aborda os fundamentos teóricos da educação especial, as características e identificação de alunos superdotados e com altas habilidades, bem como estratégias e recursos pedagógicos para atender suas necessidades educacionais específicas. Os participantes terão a oportunidade de aprender sobre a elaboração de planos de ensino individualizados, a adaptação de materiais e atividades curriculares, e a implementação de práticas inclusivas que promovam o desenvolvimento pleno desses alunos. Além disso, o curso aborda a importância da parceria com a família e o trabalho em equipe para o sucesso educacional dos alunos com necessidades especiais. Ao final do curso, os participantes estarão capacitados a promover a inclusão e o desenvolvimento acadêmico e socioemocional dos alunos superdotados e com altas habilidades, contribuindo para a construção de uma educação mais igualitária e inclusiva.
Manifestação de Interesse
O objetivo do curso de Educação Especial, Superdotação e Altas Habilidades é capacitar profissionais da área da educação a compreenderem as características e necessidades dos alunos com superdotação e altas habilidades, bem como desenvolver habilidades práticas para promover a inclusão e o sucesso educacional desses alunos. O curso busca fornecer conhecimentos teóricos e práticos sobre a identificação, avaliação e intervenção pedagógica adequada, incluindo a elaboração de planos de ensino individualizados e a utilização de estratégias diferenciadas de ensino. Ao final do curso, os participantes estarão preparados para implementar práticas inclusivas e personalizadas, contribuindo para o desenvolvimento integral dos alunos superdotados e com altas habilidades, proporcionando-lhes desafios adequados e oportunidades para alcançarem seu pleno potencial acadêmico e socioemocional.
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- História da educação no Brasil
- Políticas educacionais
- Ética no processo educacional
- Gestão democrática e sua implicação pedagógica
- Fundamentos legais da educação
- Dinâmica das relações humanas e liderança
- Planejamento, projeto político pedagógico e organização curricular do ensino
- Educação em direitos humanos na educação básica
- Metodologia de ensino
- Gestão e mediação de conflitos
- Teoria e prática da interdisciplinaridade
- Orientação educacional
- Tecnologia na educação
- Papel e prática do orientador educacional
- Orientação vocacional e informação profissional
- Educação especial e inclusiva
- Avaliação escolar e institucional
- Estágio supervisionado em orientação educacional
- Didática de ensino superior
- Metodologia da pesquisa científica
Ao concluir a presente especialização, este profissional estará plenamente apto a atuar na área, em unidades escolares de caráter público e privado, secretarias de educação, CRAS, ONGs, projetos educativos, em espaços pedagógicos, empresas e organizações como orientador educacional, com vistas ao sucesso do processo educativo a fim de promover ações que favoreçam a integração da escola, família e comunidade.
As aulas serão ministradas através de textos, apresentações (presenciais, gravadas e/ou ao vivo), artigos científicos, slides, exercícios, gráficos, e-books e/ou videoaulas.
- + Objetivos
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O objetivo do curso de Educação Especial, Superdotação e Altas Habilidades é capacitar profissionais da área da educação a compreenderem as características e necessidades dos alunos com superdotação e altas habilidades, bem como desenvolver habilidades práticas para promover a inclusão e o sucesso educacional desses alunos. O curso busca fornecer conhecimentos teóricos e práticos sobre a identificação, avaliação e intervenção pedagógica adequada, incluindo a elaboração de planos de ensino individualizados e a utilização de estratégias diferenciadas de ensino. Ao final do curso, os participantes estarão preparados para implementar práticas inclusivas e personalizadas, contribuindo para o desenvolvimento integral dos alunos superdotados e com altas habilidades, proporcionando-lhes desafios adequados e oportunidades para alcançarem seu pleno potencial acadêmico e socioemocional.
- + Disciplinas
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- História da educação no Brasil
- Políticas educacionais
- Ética no processo educacional
- Gestão democrática e sua implicação pedagógica
- Fundamentos legais da educação
- Dinâmica das relações humanas e liderança
- Planejamento, projeto político pedagógico e organização curricular do ensino
- Educação em direitos humanos na educação básica
- Metodologia de ensino
- Gestão e mediação de conflitos
- Teoria e prática da interdisciplinaridade
- Orientação educacional
- Tecnologia na educação
- Papel e prática do orientador educacional
- Orientação vocacional e informação profissional
- Educação especial e inclusiva
- Avaliação escolar e institucional
- Estágio supervisionado em orientação educacional
- Didática de ensino superior
- Metodologia da pesquisa científica
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- + Saiba Mais
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Ao concluir a presente especialização, este profissional estará plenamente apto a atuar na área, em unidades escolares de caráter público e privado, secretarias de educação, CRAS, ONGs, projetos educativos, em espaços pedagógicos, empresas e organizações como orientador educacional, com vistas ao sucesso do processo educativo a fim de promover ações que favoreçam a integração da escola, família e comunidade.
- + Metodologia
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As aulas serão ministradas através de textos, apresentações (presenciais, gravadas e/ou ao vivo), artigos científicos, slides, exercícios, gráficos, e-books e/ou videoaulas.
- + E-mec
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Detalhes
- CERTIFICADO COM VALIDADE NACIONAL
- RECONHECIDA QUALIDADE PELO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
- OUTORGA TÍTULO ACADÊMICO DE ESPECIALISTA
- HABILITA AO PLENO EXERCÍCIO PROFISSIONAL NA ÁREA
- CORPO DOCENTE 100% COMPOSTO POR DOUTORES, MESTRES E ESPECIALISTAS
- AVANÇADO SISTEMA VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
- ENCONTROS PRESENCIAIS SEMANAIS, MENSAIS OU BIMESTRAIS AOS FINAIS DE SEMANA
- CARGA HORÁRIA: 360 HORAS/AULA