Exposição à radiação ultravioleta: como aconselhar seu paciente?
Todos os anos são diagnosticados cerca de 1 milhão de cânceres de pele, sendo o melanoma cada vez mais incidente. Por isso, é fundamental que os profissionais de saúde aconselhem seus pacientes sobre como se prevenir. Quais são as recomendações mais importantes? A U.S. Preventive Services Task Force(USPSTF) atualizou seu guideline e o documento reforça condutas essenciais.
Como orientar meu paciente?
- Médicos devem aconselhar jovens adultos, adolescentes e pais de crianças com alto risco de câncer de pele (pele pálida, cabelos e olhos claros, ou sardas ou que queimam com facilidade) a limitar a exposição à radiação UV, através do uso apropriado de filtro solar (FPS 15 ou superior*), chapéus e óculos escuros; e evitando a exposição ao sol e camas de bronzeamento indoor.
- Para adultos com mais de 24 anos e fatores de risco para câncer de pele (incluindo história familiar, HIV, presença de muitos nevos), médicos podem considerar aconselhamento seletivo sobre exposição aos raios UV.
A USPSTF informa ainda que as evidências que apoiam o autoexame de pele ainda são insuficientes.
*Vale lembrar que a Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda FPS 30 ou superior.
Referências:
- US Preventive Services Task Force. Behavioral counseling to prevent skin cancer: US Preventive Services Task Force recommendation statement. JAMA 2018 Mar 20; 319:1134 || https://doi.org/10.1001/jama.2018.1623
Fonte: Pebemed