Figura do professor é fundamental para o desenvolvimento das crianças

professor-crianca-educacao-pedagogia

Depois da família, é ele quem mais está presente na vida das crianças, oferendo não apenas conhecimento, mas também afeto e muita dedicação. É difícil encontrar quem não cite algo que aprendeu e nunca esqueceu com um professor, seja sobre a realidade social, seja sobre a própria vida. Assim como na ficção, existem mestres que indicam o caminho certo para os heróis conquistarem o que desejam. Os docentes recebem esse papel na vida real, sendo importantes na formação de cidadãos responsáveis e preocupados com a sua realidade.

Professores despertam o gosto pelo aprender

O gosto pelo aprendizado das crianças é resultado da dedicação e do desempenho dos bons professores. Um verdadeiro mestre sabe como expor os conteúdos de maneira atrativa, despertando a curiosidade dos pequenos. Assim, eles se interessam em procurar mais informações sobre o assunto e começam uma jornada em busca do conhecimento, que consiste em entender, refletir e tomar consciência do mundo em que vivem.

Professores são modelos

Crianças e adolescentes precisam de modelos para construírem sua personalidade, e, enquanto nos primeiros anos de vida as referências são os pais, posteriormente, eles buscam na escola e na sociedade pessoas em quem se inspirar. Dessa forma, a atitude dos professores perante os alunos pode refletir comportamentos para o resto da vida. Cada palavra de incentivo proferida pelos mestres é uma contribuição a mais na elevação da autoestima e desenvolvimento dos talentos e habilidades das crianças.

Algumas coisas só são aprendidas com os professores

O primeiro contato com a compreensão da realidade em todos os seus sentidos é quase sempre realizado nas salas de aula por mediação do professor. Ele assume o papel importante na construção do conhecimento, oferecendo o caminho mais acessível a diferentes informações e dados. Além disso, o profissional é o responsável por incentivar o convívio entre as crianças, promovendo a valorização e o respeito pelas diferenças por meio da educação.

Professores são os principais pilares da educação

Sem professor, não existe educação. No Brasil, a sociedade ainda precisa se conscientizar da importância dos docentes. O poder público deveria oferecer mais incentivos a esse profissional – como qualificações ou salários adequados – a fim de que tenhamos professores preparados para interferir na educação do país, que é atualmente tão sucateada.

Ligamos para você!
0800 600 3720
Central de Matrículas
X
Nós ligamos para você!
Whatsapp