Médico do trabalho ajuda a reduzir número de acidentes nas empresas

O médico do trabalho é essencial para que as ações relacionadas à prevenção de doenças e acidentes relacionados ao ambiente de trabalho sejam realizadas. O profissional é responsável por avaliar e acompanhar a saúde do trabalhador, tanto no ambiente da empresa (local de trabalho), quanto no serviço público, para garantir a qualidade de vida da força laboral.

Os dados dos ministérios da Saúde e do Trabalho demonstram a importância desse profissional, afinal, nos últimos 10 anos, houve mais de um milhão de acidentes de trabalho, seja por acidente grave ou por contaminação com material biológico. O número pode chegar a 3,4 milhões de acidentes nos últimos cinco anos, se considerados os de natureza leve.

No Brasil, acontece um acidente de trabalho a cada 47 segundos. A maioria desses acidentes pode ser evitada. E um dos papéis desse médico do trabalho, além de avaliar a saúde do trabalhador, é verificar no espaço de trabalho como os procedimentos e os processos se dão e como está esse ambiente, a fim de minimizar riscos.

 

Saúde Mental

Apesar dos dados referentes a transtornos mentais decorrentes das atividades laborais ainda serem incipientes, até pela dificuldade de definir a relação entre a enfermidade e o trabalho, esse grupo de agravos é a terceira causa de afastamento do trabalho.

O profissional especialista pode ajudar tanto na detecção inicial dessas doenças quanto dos fatores estressores psicossociais para reduzir esses fatores, para que as doenças não venham a acontecer. Acontecendo, esse profissional pode identificar precocemente, para que tenha tratamento adequado e um desfecho favorável.

O médico do trabalho, junto com o engenheiro de segurança, pode detectar os potenciais fatores de risco no ambiente de trabalho, de forma a minimizar os acidentes.

Conheça nosso curso de Medicina do Trabalho

Você é graduado em medicina?
SimNãoNão informado
Ligamos para você!
0800 600 3720
Central de Matrículas
X
Nós ligamos para você!
Whatsapp