Mindfulness: Conheça esta técnica e saiba como ela pode lhe ajudar nos estudos

23/06/2021

Devido as inúmeras tarefas que executamos no dia a dia, desenvolvemos o péssimo hábito de não estarmos 100% atentos a cada uma das nossas atividades, o que faz com que a falta de atenção no momento presente se torne algo constante na nossa rotina.

Para resolver este problema a prática da técnica Mindfulness tem sido muito indicada e promete trazer vantagens  tanto para a vida pessoal quanto para a profissional. Mindfulness, ou Atenção Plena, é uma técnica de desenvolvimento pessoal utilizada para atingir um estado de atenção no momento presente, focando os pensamentos em apenas uma determinada atividade escolhida. 

Para isso, durante a prática, é necessário deixar de lado todas as intervenções que não tenham a ver com o seu objeto de foco, o que resulta em escolhas mais conscientes e funcionais. Realizar essa técnica com frequência ajuda a disciplinar a mente para se concentrar em momentos específicos, facilitando diversas atividades, dentre elas, o estudo.

Como essa prática pode auxiliar os estudantes de medicina?

A rotina dos estudantes de medicina costuma ser muito intensa e, por este motivo, aplicar a técnica Mindfulness pode ser uma alternativa para evitar o esgotamento mental e ser mais produtivo.

De acordo com a Academia Brasileira de Mindfulness, entre as diversas melhorias na qualidade de vida da pessoa que pratica essa técnica, destaca-se o crescimento da criatividade, da memória e da rapidez em obter respostas.

Existem resultados comprovados dos benefícios trazidos pela prática da técnica Mindfulness. Conheça os principais:

  • Amplia a capacidade de concentração
  • Ajuda a controlar a insônia
  • Redução do stress
  • Redução da ansiedade
  • Auxilia no combate da depressão e dores crônicas

Se você deseja aproveitar os benefícios do mindfulness, mas não sabe como iniciar, o FGMED separou alguns exercícios para que você possa experimentar, confira:

  1. Pratique a técnica Mindfulness ao realizar atividades rotineiras como arrumar a cama, escovar os dentes etc;
  2. Faça breves pausas entre o início de uma atividade e outra
  3. Exercite sua capacidade de ouvir
  4. Preste atenção na sua respiração
  5. Evite distrações como celular e Redes Sociais durante a prática das suas atividades

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