Pneumologia em ascensão e com muitas oportunidades de emprego

pneumologia-e-tisiologia-pos-graduacao

A Pneumologia é a especialidade responsável por estudar, diagnosticar e tratar as patologias das vias aéreas (incluindo traqueia, brônquios, pulmões e estruturas relacionadas). O termo Tisiologia se associado à Pneumologia porque tisiologia é a área da medicina responsável pelo estudo, pesquisa, prevenção e tratamento da Tuberculose.

As doenças do aparelho respiratório aparecem com frequência na prática médica. Entre elas, as mais conhecidas são asma, bronquite, pneumonia, tuberculose, câncer de pulmão e apneia do sono. E, como muitas das patologias externas ao sistema respiratório o atingem secundariamente, o pneumologista precisa ser um especialista com forte conhecimento em Clínica Médica em geral.

A atuação pode ser ambulatorial ou hospitalar. Esse profissional também pode se envolver no condicionamento cardiopulmonar de atletas ou no diagnóstico e tratamento de pacientes portadores de alergias respiratórias.

Além disso, o exercício da Pneumologia é muito prazeroso porque se correlaciona com áreas muito interessantes da medicina, como Oncologia, Cardiologia, Cirurgia Torácica e Medicina do sono, por exemplo.

A Pneumologia não está entre as especialidades mais escolhidas por graduados em medicina, por isso o número de Pneumologistas disponíveis no mercado é baixo. Atualmente, temos apenas 3.200 profissionais registrados pela Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia. Sendo assim, essa é uma área de muitas oportunidades de emprego.

A crescente incidência de doenças respiratórias faz com que a Pneumologia esteja sempre em ascensão. Atualmente, temos alguns fatores que fazem o Pneumologista ser muito requisitado:

  • Alto consumo de tabaco;
  • Poluição de grandes centros, que geram mais casos de bronquites;
  • Envelhecimento da população com consequente maior número de pacientes com enfisema e DPOC;
  • Conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de pulmão;
  • Incidência de pneumonias secundárias em soropositivos.

Além das consultas, na Pneumologia ainda há diversos procedimentos que agregam valor ao preço das visitas, como provas de função respiratória, biópsias pulmonares e endoscopias. Também, devido às recentes descobertas da medicina, como novos métodos de diagnósticos, a Pneumologia é uma área cuja atuação ainda tem muito para expandir. Por isso, se você estava em dúvida sobre qual especialidade seguir, já sabe que a Pneumologia é uma área de muita prosperidade.

pneumologia-e-tisiologia-pos-graduacao

Quer fazer sua especialização em Pneumologia? A POSFG tem a pós-graduação perfeita para você.

Ligamos para você!
0800 600 3720
Central de Matrículas
X
Nós ligamos para você!
Whatsapp