Pouco mais da metade dos homens não sabe o que é andropausa
Publicado em 09/10/2018
Independente do seu sexo, muito provavelmente você já ouviu falar da menopausa, né, que é quando acontece uma queda do hormônio estrógeno no corpo das mulheres.
O que muita gente não sabe é que entre os 40 e 55 anos, os homens também percebem sintomas semelhantes à menopausa, só que no sexo masculino é chamado de andropausa e o hormônio que diminui é a testosterona.
O problema é que muitos desconhecem e por isso, sofrem sem necessidade.
Um estudo feito pela Sociedade Brasileira de Urologia apontou que 51% dos homens desconhecem essa queda de hormônio: 51% dos entrevistados disseram nunca ter ido ao médico, 30% atribuíram os sintomas da andropausa ao excesso de trabalho e ao estresse do dia a dia e 68% disseram não saber a diferença entre terapia de reposição hormonal e o uso de estimulante sexual.
Diferente das mulheres, nos homens, as alterações acontecem muito lentamente e podem ser acompanhadas por mudanças de atitudes, humor, fadiga, perda de energia, libido e agilidade física. Além disso eles também podem ter depressão, perda de massa muscular, aumento da gordura corporal e disfunções sexuais.
No entanto, além dos desconfortos, estudos mostram que a queda de testosterona pode trazer ainda riscos como doenças cardíacas e ossos frágeis.
A reposição hormonal masculina é indicada para tratamento da andropausa, mas é fundamental procurar um médico antes de começar qualquer tipo de tratamento.