Urologia: O que você precisa saber antes de cursar esta especialidade

O papel do urologista é bem abrangente na área da saúde, uma vez que este especialista é responsável por tratar os órgãos reprodutores masculinos e cuidar do sistema urinário masculino e feminino.

Apesar deste médico ser muito conhecido por realizar o exame de câncer de próstata em homens de 45 a 50 anos e trabalhar os métodos de prevenção a essa grave doença, sua atuação vai muito além. De forma geral, o urologista consegue tratar distúrbios como: Impotência sexual; Ejaculação precoce; Infertilidade; Pedra nos rins; Dificuldade em urinar; Incontinência urinária; Infecções urinárias; Inflamação no trato urinário, entre outros problemas, o que possibilita atuar nas áreas clínica e cirúrgica, com procedimentos terapêuticos, tratamentos diversos e diagnósticos.

A especialidade de Urologia é bem ampla e, por isso, o profissional que optar por se especializar nessa área pode escolher um nicho de subspecialidades como: Transplante Renal, Uro-Oncologia, Uropediatria, Andrologia, Urologia feminina, Neuro-urologia e Infertilidade.

Segundo o Conselho Federal de Medicina (CFM), atualmente existem pouco mais de 5.000 urologistas cadastrados, ou seja, aproximadamente 2,57 especialistas a cada 100 mil habitantes. As regiões Centro-Oeste e Norte são as que apresentam um menor número desses profissionais, enquanto a região Sudeste possui pouco mais da metade dos urologistas brasileiros cadastrados.

Conheça as Pós-graduações POSFG

POSFG conta com pós-graduação na área de Urologia. Todas as pós-graduações da POSFG são reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). Informe-se sobre todas as condições diretamente com um consultor. Preencha o formulário abaixo ou entre em contato pelo 0800 630 3720 ou (11) 3014-0384 (WhatsApp).

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Fale Conosco
    X
    Nós ligamos para você!

      Whatsapp