Você sabia que dois milhões de brasileiros têm medo de dirigir?

Publicado em 06/09/2018

Que o trânsito muitas vezes se torna um verdadeiro teste de paciência para os motoristas, muita gente concorda, né? Mas você sabia que existem muitas pessoas que tem amaxofobia? O termo se refere a quem tem medo de sentar no banco do motorista, ligar o carro e trafegar por aí.

Pode parecer bobagem, mas é um assunto bem sério. De acordo com a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (ABRAMET), esse medo de dirigir atinge dois milhões de brasileiros. Só para se ter uma ideia do quanto essa quantidade significa, esse número é quase o mesmo que os habitantes do Acre, Amapá e Roraima juntos. E desse total, ainda conforme a Associação, 80% seriam mulh

Motivos da amaxofobia

Os motivos que levam alguém a ter medo de assumir o volante podem ser diversos, como traumas de infância, estresse ou medo de não conseguir. Além desse pânico, especialistas alertam que o trânsito pode provocar ainda tensão, desgaste físico e mental e transtornos comportamentais. Os profissionais concordam também que dá para vencer o medo, mas que para isso é preciso identificar a origem do problema.

As pessoas que tem fobia são separadas em três níveis: os que nunca conseguiram tirar a habilitação, os que acabam desistindo antes da prova e os que esperam se aposentar para começar a conduzir. Mas nesse sentido, outro dado importante e que chama a atenção divulgado pela Abramet é que cerca de 80% das pessoas que buscam ajuda para perder o medo já tem a Carteira Nacional de Habilitação e na maioria das vezes, já perderam alguma oportunidade por conta do medo.

Como vencer o medo

A psicóloga do trânsito, Flávia Martins de Melo Dantas compilou 10 conselhos ou 10 passos que podem ser seguidos para que alguém consiga perder o medo. Segundo ela, o medo é inerente a todo ser humano e ele é bom, porque proporciona cautela e cuidado. O problema é quando ele te paralisa, aí ele se torna patológico. Quando o medo paralisa a pessoa a ponto de não conseguir enfrentá-lo, é preciso tratá-lo. O medo de dirigir pode esconder outras inseguranças. Por causa disso, a dificuldade para superar o problema é ainda maior.

Os passos da especialista no assunto

1)NÃO PENSE MUITO!

Isso mesmo! Se você tem medo de dirigir certamente vai pensar muito antes de tomar a decisão de enfrentar o medo.  E tome cuidado!  Seu mecanismo de defesa te sabotará para você se esquivar do processo de enfrentamento do medo, com pensamentos negativos e catastróficos para que assim você se boicote. Lembre-se seja mais forte que sua maior desculpa!

 

2) SELECIONE SUAS CARONAS 

Se for a primeira vez que você decide iniciar o processo de aprendizagem, procure cercar-se de pessoas que te apoiem, te incentivem e que te ajudem a superar seus medos. Pessoas que nos fazem sentir bem são propulsoras e coadjuvantes do nosso sucesso.Você provavelmente já colocou alguém para lhe acompanhar nessa tarefa: marido, amigo, pai. Lembre-se se não for para ajudar que não atrapalhe. Certifique-se que seu carona vá te estimular e não te desmotivar.

 

3)PROGRAME SEU APRENDIZADO E TREINO

Se você já encontrou alguém para te ajudar ou se decidiu enfrentar sozinha programe um dia para começar.Melhor dia para executar essa tarefa é no domingo e lembre-se da dica 1.

 

4)FAÇA TREINOS CURTOS

Em uma manhã de domingo, ou qualquer outro dia calmo, pegue o carro e dê uma volta no quarteirão. Não se preocupe com o tempo e com a perfeição em executar essa tarefa.Leve uma garrafa de água e uma toalha para enxugar o rosto ou as mãos quando estiver ansiosa. Faça isso pelos próximos dias até se sentir mais segura e confiante. Quando estiver mais tranquila, passe para a próxima dica.

 

5) SEJA RESILIENTE, NÃO SE ENTREGUE FÁCIL

Se errar continue tentando se permita errar pois através do erro e possível o aprendizado, provavelmente para aprender a andar de bicicleta você caiu. O ser humano leva cerca de um ano e meio para aprender a andar, algo natural da evolução humana e quanto tempo acha que levará para aprender a dirigir!

 

6)PASSE A MARCHA E AUMENTE SEU PERCURSO

Essa é a hora de aumentar percurso: agora são dois quarteirões. Continue nesse trajeto até ter total domínio e segurança da direção. Se você ainda tiver medo do carro desligar no meio do caminho, treine bastante o ponto da embreagem e só siga para a próxima etapa quando  sentir mais segurança.

 

7) SUPERE NOVOS OBSTÁCULOS

Agora você já pode dar uma volta pelo seu bairro e continuar nesse caminho até se sentir mais segurança.Aos poucos, coloque pequenos obstáculos, como uma paradinha na padaria ou na manicure. Logo você pode expandir seu trajeto para outros pontos da cidade, sendo independente.

 

8)ACREDITE EM VOCÊ, POXA!

Como você pode acreditar que vai falhar e ficar se bloqueando se você tem toda capacidade possível para lidar com essa nova situação? E mesmo se não conseguir de primeira, poderá tentar outra vez e tentar quantas vezes for necessário, até sentir-se seguro. Vamos encarar como aprender um novo idioma: é tudo diferente, mas ao mesmo tempo excitante e nos faz querer aprender ainda mais. E mesmo se erramos, não há problema nenhum nisso, afinal, não nascemos falando em outra língua. Faz parte do processo de aprendizagem!

 

9) SE FOR PRECISO, MUDE DE AUTOESCOLA

Se você já tentou uma vez, com pessoas ou instituições que não te deixaram à vontade, que te deram insegurança. Se for esse o caso busque uma nova instituição, novas pessoas, novos ares, proporcionando assim uma nova experiência. E se pensarmos como um roteiro de uma nova viagem? Precisamos escolher um novo destino, lugares à visitar, hotéis onde ficar… Alegre-se com essa nova aventura!

 

10) APRENDA A SUPERAR OS PENSAMENTOS SABOTADORES

Se ainda bater aquela dúvida, tenha em mente todos os benefícios que você mesmo terá em dirigir. Faça uma lista de vantagens:

  • Pense na autonomia
  • Na possibilidade de realizar viagens e passeios
  • Na liberdade, em poder sair quando e como quiser
  • Na qualidade de vida
  • Em conseguir colocação em cargos ou concursos que exijam ou necessitem de CNH
  • e em toda a satisfação que você adquirirá.
  • Poder levar filhos na escola lhes proporcionando orgulho.

Um ego mais amadurecido tem condições de utilizar defesas mais estruturadas. Quando temos uma meta decidida fica mais fácil pra mente se organizar.

 

 

Fale Conosco
X
Nós ligamos para você!

    Whatsapp