Neuropsicopedagogia: a integração entre Neurociência, Psicologia e Pedagogia em prol da educação

A Neuropsicopedagogia é uma ciência transdisciplinar fundamentada nos conhecimentos da Neurociência aplicada à educação, com interfaces da Pedagogia e da Psicologia Cognitiva. Seu objeto de estudo é a relação entre o funcionamento do sistema nervoso e a aprendizagem humana numa perspectiva de reintegração pessoal, social e educacional. Ela surgiu no ano de 2008, no estado de Santa Catarina, quando docentes de uma instituição de ensino criaram um grupo de estudos que promoveria observações e pesquisas sobre o contexto escolar.

A Neuropsicopedagogia veio da necessidade desses educadores de fundamentar cientificamente as questões cognitivas, ainda nebulosas e limitadas à compreensão desses profissionais, mas já muito exploradas pela área da saúde, como a Psiquiatria e a Pediatria. Até então, os direcionamentos da escola eram trabalhados a partir da Psicopedagogia e da Psicologia Escolar, o que, muitas vezes, limitava as orientações educacionais e os atendimentos especializados.

Os estudos já existentes evidenciavam apenas o comportamento e as emoções, mas havia também a necessidade de envolver as Neurociências nas especificidades da aprendizagem escolar. A partir disso, começou a se pensar sobre a educação especial, as dificuldades de aprendizagem, a inclusão escolar e o atendimento multidisciplinar sob uma ótica transdisciplinar.

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As pesquisas reuniram profissionais das diversas formações e com diferentes vieses da educação e da saúde, tais como educação especial, intervenção nas deficiências, altas habilidades, inclusão escolar e, claro, profissionais da própria psicopedagogia. O grupo era muito heterogêneo, composto de Educadores Pedagogos, Educadores Psicopedagogos, Psicólogos, Neuropsicólogos, Médicos Pediatras, Médicos Psiquiatras infantojuvenis, Fonoaudiólogos, Terapeutas Ocupacionais, Fisioterapeutas e Neurocientistas.

E assim nasceu o primeiro projeto que envolvia as Neurociências aplicadas à educação, nomeado de Neuropsicopedagogia, unindo Neurociências, Psicologia e Pedagogia. Esse foi o início de uma nova configuração para profissionais educadores, que têm a oportunidade de se tornarem mais qualificados para lidar com as diversas especificidades que a escola apresenta.

Logo após o lançamento do curso de Neuropsicopedagogia, a área foi ganhando credibilidade graças aos casos de sucesso de professores e alunos, de entidades de classes que hoje já conseguem olhar a Neuropsicopedagogia como uma área de grande suporte das questões da aprendizagem escolar, também como uma possibilidade de reintegração dos indivíduos que dela dependem.

 

Fonte: SBNPp

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