6 perguntas que você deve se fazer antes de cursar uma pós-graduação

 

Com o atual cenário profissional, onde o índice de desemprego – 11,6% da população brasileira, segundo dados do IBGE – vive períodos de inconstâncias e incertezas, alguns enxergam na pós-graduação a chance para não passar por momentos sem espaço no mercado de trabalho.

Na área da saúde, por exemplo, a Organização Mundial da Saúde (OMS) indica que para que exista um equilíbrio e satisfação na assistência médica, deve existir um médico para cada mil habitantes. Em território nacional, possuímos, aproximadamente, 300 mil médicos, dos quais 280 mil estão em atividade – uma média de 1,5 médicos por 1000 habitantes.

Contudo, mesmo com o alto número de médicos, muitas áreas da saúde carecem de profissionais. Umas por estarem em processo de desenvolvimento – fato que pode ser visto com maus olhos por quem está selecionando seu futuro – e outras por escolhas dos médicos, de acordo com o seu interesse.

Estas escolhas, às vezes, podem ser equivocadas e, por isso, a POSFG construiu um roteiro de perguntas que todo profissional deveria responder antes de se matricular em um programa de pós. Confira:

 1 – Por que eu quero fazer uma pós-graduação?

Evite arrependimentos! Antes de qualquer coisa, saiba quais as reais razões que te levam a querer cursar a pós em questão.  Se o seu objetivo é apenas colocar uma nomenclatura nova em seu currículo, isso é um sinal ruim.

Você deve saber de cor os motivos e, principalmente, ter os argumentos que justifiquem essa escolha. Isso fará com que essa decisão seja sempre vista com bons olhos, além de atender uma determinada competência que está fazendo falta para você neste momento.

2 – Vou realmente me dedicar a este compromisso?

Antes de se candidatar a um programa de pós, é necessário analisar situações como tempo, energia, dinheiro e vida familiar. Caso você não tenha o tempo necessário para essa atividade e, mesmo assim, a realize, a probabilidade de obter um mau desempenho durante o curso é grande. Isso pode criar uma imagem negativa sobre você para seus colegas, professores e chances de mercado.

3 – O conhecimento obtido será aplicado na minha rotina?

O conhecimento adquirido em uma pós-graduação só começa a valer a partir do momento em que é colocado em prática. Por isso, é importante analisar se será possível empregar o conteúdo estudado em suas atividades diárias.

As vezes esse processo pode ser lento e a aplicação dos conhecimentos será no meu próximo passo na carreira, mas ali na frente você será bem recompensando por esse investimento.

4 – Tenho que cursar algo na minha área de formação ou posso buscar uma qualificação diferente?

Existem duas opções para serem seguidas no mundo da pós-graduação: a primeira, indicada para quem recém está começando sua carreira, é realizar uma qualificação em sua área de formação original.

Já a segunda, é investir e conhecer um campo totalmente novo, porém, essa alternativa é indicada a quem já possui algum tempo de experiencia na área.

5 – Quais são as instituições de renome na minha área de interesse?

É extremamente importante conhecer onde você pretende pisar. Por isso, preocupar-se com a reputação da instituição onde você pretende se inserir é fundamental para a sua qualificação. Às vezes, pode ser melhor guardar o seu dinheiro e investir certo do que no duvidoso, né?!

Além disso, pouco adianta ter um diploma de uma instituição de baixa qualidade. Isso pode atrapalhar os seus planos. Por isso, definitivamente, os estudos começam na hora de escolher a instituição correta.

6 – Quais são as próximas tendências no meu campo de atuação?

Cada profissão possui suas tendências que, de tempos em tempos, se atualiza. Na área da saúde, essa regra segue sendo a mesma. Hoje, na área da medicina, temas com a inserção de sistemas digitais estão em alta, mas lembre-se que tudo é momento.

É importante que o tema da sua pós-graduação esteja afinado com as dinâmicas mais recentes na sua área. Fazer uma leitura do mercado e conversar com profissionais já inseridos, podem ser uma das chaves para a sua escolha final.

 

 

Ligamos para você!
0800 600 3720
Central de Matrículas
X
Nós ligamos para você!
Whatsapp