Cerca de 15% das crianças com bronquiolite precisam ser internadas

Basta o inverno dar o ar da graça para que muitos pais que têm filhos pequenos se desesperem. E não é a toa. Afinal é quando as temperaturas baixam que problemas respiratórios como a bronquiolite dão as caras e trazem transtornos para as crianças.

A bronquiolite é uma doença inflamatória e infecciosa que atinge o bronquíolo, uma parte específica do pulmão, através de diferentes tipos de vírus e que surge principalmente em crianças de até 6 meses de idade.

Principais sintomas

Com sintomas bem parecidos com uma gripe, a doença é, na verdade, decorrente de um resfriado: tosse, coriza, espirros e obstrução da respiração. O que diferencia a bronquiolite é o “chiado” que pode ser escutado, proveniente de um quadro respiratório viral. Os sintomas podem ser acompanhados ou não de febre e a bronquiolite é a evolução desse quadro, que acontece de quatro a sete dias.

As crianças que fazem parte do chamado “grupo de risco” têm mais chances de apresentarem o problema. Fazem parte desse grupo: crianças prematuras, cardiopatas, neuropatas, com pesos menores que 1,250 kg, crianças com menos acesso à saúde e portadores de HIV.

A maioria dos casos, cerca de 80%, é causado pelo vírus VRS – vírus sincicial respiratório. Os demais casos são consequências de outros vírus, como influenza, por exemplo. O tratamento é simples, mas deve ser levado à risca para efetivo resultado.

A doença é contagiosa e a lavagem de mãos é a principal forma para se impedir o contágio. Também é importante evitar aglomerações neste período de inverno e manter as crianças com a vacinação em dia, apesar de não existir uma vacina contra o VRS.

Doenças que preocupam tanto como bronquiolite, fibrose cística, pneumonias agudas e outras malformações do sistema respiratório são alguns dos assuntos trabalhados no nosso curso de Pneumologia Pediátrica.Para os profissionais interessados na área, estamos com inscrições abertas para a formação de novas turmas no Rio de Janeiro e na Bahia.

Ligamos para você!
0800 600 3720
Central de Matrículas
X
Nós ligamos para você!
Whatsapp