Dia Mundial da luta contra AIDS e o papel do médico patologista

O médico patologista tem um papel essencial na luta contra a AIDS, desde os primeiros casos registrados da doença até os dias atuais. Isso porque, este especialista ajuda outros profissionais de saúde ao determinar diagnósticos, procedimentos que são difíceis quando se trata de pacientes com AIDS.

Uma vez que as pessoas com esta doença podem apresentar múltiplas infecções, por conta do imunocomprometimento, tornam-se difíceis de se diagnosticar por métodos laboratoriais não invasivos. Neste momento, o patologista entra em cena e, por meio do estudo microscópico, analisa tecidos e fluidos corporais obtidos via aspiração por agulha, biópsia ou pela autópsia, o que torna possível diagnosticar lesões decorrentes da infecção pelo próprio vírus HIV. Além disso, este procedimento ainda permite detectar infecções oportunistas e neoplasias relacionadas ao imunocomprometimento causadas pelo retrovírus, assim como alterações patológicas decorrentes da terapia antirretroviral.

O diagnóstico fornecido pelo patologista é fundamental para orientar o tratamento adequado dos pacientes, fornecer dados seguros para as instituições de controle e vigilância epidemiológica de doenças e até entender a interação do vírus HIV com os microrganismos oportunistas.

No dia 1° de dezembro, vários países comemoram o Dia Mundial de Luta contra a Aids. Essa data foi instituída como forma de despertar a necessidade da prevenção, promover o entendimento sobre a pandemia e incentivar a análise sobre a aids pela sociedade e órgãos públicos. No Brasil, a data começou a ser comemorada no final dos anos 1980, envolvendo os governos federal, estaduais, distrital e municipais e organizações sociais.

 

Conheça as Pós-graduações POSFG

POSFG conta com cursos em diferentes áreas do conhecimento. Todas as pós-graduações da POSFG são reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). Informe-se sobre todas as condições diretamente com um consultor. Preencha o formulário abaixo ou entre em contato pelo 0800 630 3720 ou (11) 3014-0384 (WhatsApp).

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Fale Conosco
    X
    Nós ligamos para você!

      Whatsapp