Mães, filhos e saúde cardiovascular; entenda recente estudo médico
Resultados de uma pesquisa divulgada recentemente pelo JAMA Network Journal associam a saúde cardiovascular de mães durante a gravidez e seus filhos no início da adolescência. Publicado em fevereiro de 2021, o estudo de coorte identificou que a saúde cardiovascular mais pobre de mulheres com média de 28 semanas de gestação estava significativamente relacionada a riscos para o sistema circulatório dos filhos com idades entre 10 e 14 anos.
O estudo avaliou cinco métricas: índice de massa corporal, pressão arterial, nível de colesterol total e nível de glicose (em mães e filhos) e tabagismo (somente mães). As avaliações foram conduzidas em dois períodos, de 2000 a 2006 e de 2013 a 2016, com 2.302 díades mãe-filho dos Estados Unidos, Barbados, Reino Unido, China, Tailândia e Canadá.
Os pesquisadores finalizam a publicação ressaltando que a gravidez pode ser um momento essencial para otimizar a saúde cardiovascular da mãe e influenciar a saúde do sistema circulatório dos filhos ao longo de suas vidas.
Quer saber mais sobre o assunto e especializar-se na área?
Conheça as Pós-graduações POSFG em Cardiologia, Cardiologia Clínica e Cardiologia Pediátrica, especialidades que estudam doenças cardiovasculares e problemas de saúde relacionados ao coração.
As pós-graduações POSFG são reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). A formação de especialista será concedida após aprovação na prova de título. Além disso, é necessário que o médico preencha todos os pré-requisitos exigidos pela sociedade brasileira da especialidade em questão.
Informe-se sobre todas as condições diretamente com um consultor. Preencha o formulário abaixo ou entre em contato pelo 0800 600 3720.