Médicos da área da Endoscopia somam hoje 0,8% do total de profissionais

Publicado em 21/08/2018

De acordo com a Demografia Médica 2018, hoje no Brasil, atuam pouco mais de 3180 médicos na área da Endoscopia. Isso representa apenas 0,8% de todos os profissionais que trabalham no país.

E se por um lado esse dado pode ser considerado negativo, por outro, por conta de uma alta demanda de oportunidades, o número ainda pequeno de especialistas na área se torna um fator positivo. Especialmente para os médicos recém-formados, que ainda estão em dúvida sobre qual é o melhor caminho a seguir.

Além da carência de profissionais, outra vantagem da Endoscopia é que as aplicações vão do aparelho digestivo à cirurgia plástica. Pensando nisso, separamos algumas informações importantes para que você possa entender um pouquinho melhor sobre a área.

 

Sobre a Endoscopia

A Endoscopia é a especialidade médica que se ocupa de obter imagens médicas diagnósticas utilizando-se de um endoscópio. O endoscópio é um aparelho que consta basicamente de uma fonte de luz e alguma forma de visualização da imagem para dentro, pode ser dada de forma anal, ventritual ou gastrointestinal. 

Neste sentido, a endoscopia normalmente é exercida pelos profissionais da gastroenterologia, da clínica médica ou da cirurgia geral. A endoscopia digestiva abrange as áreas diagnóstica e terapêutica, onde o profissional avalia e trata o paciente de forma abrangente, dentro do contexto biopsicosocial, trabalhando conhecimento da gastroenterologia, da hepatologia, da cirurgia gastroenterológica e da coloproctologia.

Desde o século XVI já há registros dessa prática, mas nesse período a endoscopia era usada para empurrar corpos estranhos para dentro do estômago.

Endoscopia na verdade significa olhar para dentro do paciente e é exatamente isso que faz o médico especializado nesse ramo. O intuito é obter imagens internas do corpo do paciente de forma não invasiva. E a profissão, como já falamos anteriormente, pode ter diferentes aplicações.

 

Aplicações da Endoscopia

  • Diagnóstico e tratamento de doenças gastrointestinais;
  • Exames do trato respiratório;
  • Sistema urinário e reprodutor;
  • Abdômen e órgãos do peito;
  • Gestação e fetoscopia;
  • Cirurgia plástica;
  • Cirurgia geral;
  • Cirurgia bariátrica;
  • Estudo do câncer;
  • Doença celíaca;
  • Entre outras

 

Como é o mercado da Endoscopia

O médico dessa área normalmente faz parte de uma equipe multidisciplinar de especialistas e acaba auxiliando outros médicos no tratamento e diagnóstico de doenças. Por causa disso, as oportunidades para esse profissional são muitas e as possíveis qualificações também.

O profissional da área da Endoscopia pode atuar no atendimento ambulatorial, em procedimentos específicos e até em cirurgias não invasivas.

 

 

Ligamos para você!
0800 600 3720
Central de Matrículas
X
Nós ligamos para você!
Whatsapp