O que faz um Endocrinologista e quais suas áreas de atuação?

endocrinologia-pos-graduacao

A Endocrinologia é a especialidade que estuda as glândulas endócrinas, tratando doenças hormonais e metabólicas, a fim de restabelecer o equilíbrio do organismo. Apesar de ser um profissional muito procurado por pacientes com problemas de obesidade, diabetes e doenças na tireoide, o endocrinologista não cuida somente dessas doenças.

O que faz um endocrinologista?

Entre as doenças mais comuns tratadas pelo endocrinologista, podemos citar: diabetes, obesidade, osteoporose, hirsutismo, andropausa, distúrbios da puberdade, distúrbios menstruais, doenças que afetam o crescimento, doenças da hipófise, da tireoide e da glândula suprarrenal.

Áreas de atuação de um endocrinologista

A Endocrinologia é uma especialidade bastante promissora. Acredita-se que muitas pessoas apresentarão, em alguma fase da vida, problemas relativos ao sistema endócrino.
 Além disso, a popularização dos cuidados com a saúde fez com que aumentasse a busca por médicos endocrinologistas nos últimos anos. Temos, atualmente, pacientes que estão cada vez mais preocupados com o bom funcionamento do interior de seus corpos.
Além de atender em consultório, o profissional endocrinologista pode atuar em unidades de internação, ambulatórios, laboratórios de hormônios, radioimunoensaio e patologia. Há ainda a opção de se dedicar à pesquisa acadêmica – o que é muito importante para o avanço da área. Fato é que o mercado da Endocrinologia e Metabologia está recém se popularizando e apresenta bons indicativos de crescimento.

Como se tornar endocrinologista?

Para se tornar um médico endocrinologista é preciso fazer 2 anos de residência em Clínica Médica e mais dois anos em Endocrinologia.
Outra forma de se tornar endocrinologista é fazendo uma pós-graduação, que também tem duração de dois anos. Após o término do curso, o aluno precisa prestar exame perante a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), a fim de obter o título de especialista.

Quanto ganha um médico endocrinologista?

A remuneração varia de acordo com o campo de atuação, e, como vimos, há diversas possibilidades para esse profissional. Estima-se que, em média, um endocrinologista receba uma remuneração de R$8.500,00 a R$17.000,00 por mês.

endocrinologia-pos-graduacao

Quer fazer sua pós-graduação em Encodrinologia e Metabologia? Manifeste seu interesse por meio do formulário abaixo, que em breve entraremos em contato.

QUERO SABER MAIS SOBRE O CURSO

Você é graduado em medicina?
SimNãoNão informado
Ligamos para você!
0800 600 3720
Central de Matrículas
X
Nós ligamos para você!
Whatsapp