Uso de celular ao volante mata 150 brasileiros por dia no trânsito

Publicado em 31/08/2018

Sabe aquela olhadinha rápida para ler a mensagem que acabou de chegar no Whatsapp ou verificar aquela notificação da rede social ou ainda gravar aquele áudio ligeirinho, tudo isso enquanto dirige? Muita gente ainda acha que é bobagem e até exagero ter algum tipo de preocupação com essa cena, mas dividir a atenção entre os atrativos do aparelho e o trânsito tem se tornado uma prática cada vez mais perigosa.

Tanto que um estudo da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (ABRAMET) apontou que o uso do celular ao volante já é a terceira maior causa de mortes no trânsito brasileiro, ficando atrás apenas do excesso de velocidade e do consumo de álcool pelos motoristas.

De acordo com a pesquisa, cerca de 150 brasileiros perdem a vida por dia nas ruas, avenidas e estradas do país e quase 54 mil por ano por conta do uso do aparelho enquanto trafegam. Índices alarmantes, né?

Uma outra pesquisa divulgada pela ABRAMET explica o porquê dessa combinação dar tão errada e ser considerada tão grave. Por exemplo, conforme levantamentos da instituição, se o condutor levar entre 8, 9 segundos para atender uma ligação, a 80km/h, ele vai percorrer quase duas quadras como se estivesse com os olhos vendados.

Em outra situação, se o motorista levar de 20 a 23 segundos para responder uma mensagem de texto, a 60km/h, ele vai percorrer quase quatro quadras dividindo a atenção entre o trânsito e o celular.

ABRAMET alerta para o uso do GPS

Muitas vezes ele é necessário e parece até inofensivo, mas o GPS também gera riscos se o condutor precisar ficar olhando para a tela do aparelho. Por isso, a Associação indica que os motoristas ativem o recurso de voz do equipamento para garantir a chegada ao destino em segurança.

Lembrando que o uso de aplicativos de GPS ou similares é permitido, desde que este esteja fixado em um suporte localizado no para-brisa ou no painel do veículo.

Punição para os motoristas que utilizam o celular enquanto dirigem

Desde novembro de 2016, a multa para quem usa o celular no trânsito é considerada gravíssima. Assim, o motorista que for flagrado falando ao celular ou mandando mensagens enquanto dirige estará cometendo infração gravíssima, com pagamento de multa no valor de R$ 293,47, além de receber 7 pontos na carteira nacional de habilitação. Vale lembrar que qualquer outra situação, inclusive utilizar o celular parado no semáforo, é passível de multa.

Os números apontam uma realidade preocupante e especialistas afirmam que uma das maneiras de melhorar esses índices é promover a educação no trânsito já entre os pequenos. Qualificar profissionais, como médicos que querem seguir atuar na área de Medicina de Tráfego também é uma saída para que se promova um maior cuidado e conscientização.

 

Ligamos para você!
0800 600 3720
Central de Matrículas
X
Nós ligamos para você!
Whatsapp