Neuropsicopedagogia e Saúde Mental

Apresentação
O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Neuropsicopedagogia e Saúde Mental está reconhecido em conformidade com a Resolução MEC/CNE/CES nº. 1/2018. Seu público alvo é formado por educadores em qualquer área de formação. Trata-se de uma importante fonte de conhecimento para aqueles que já atuam, ou que pretendem atuar, na seara educacional. Por se tratar de um promissor campo de atuação profissional, o presente curso dará uma forte ênfase prática à cada disciplina.
O presente Curso de Especialização visa a formar profissionais capacitados para o exercício das funções docentes na educação básica no âmbito da perspectiva da neuropsicopedagogia e da saúde mental com base nos processos de participação e de construção da autonomia, com vistas a aperfeiçoar, atualizar e a qualificar a prática pedagógica inclusiva e interdisciplinar dos profissionais que atuam ou têm interesse em atuar na área da saúde mental, especialmente da educação inclusiva e especial, articulando-se com as diferentes áreas disciplinares do conhecimento, assim como com a administração, a supervisão e a orientação escolar, além de capacitar para o exercício da educação especial também no âmbito do ensino profissional, técnico e superior. Dessa forma, o presente curso visa a capacitar os profissionais frente à compreensão do funcionamento do cérebro relacionado à saúde mental, baseados na neuropsicopedagogia cuja eficiência é comprovada pela literatura, para elaborar e aplicar estratégias pedagógicas nos diferentes espaços da escola que potencializarão o processo de aprendizagem. Com isso, tal proposta visa a promover intervenções que resulte em práticas de cuidado e preservação da saúde mental das crianças e adolescentes, visando a uma aprendizagem significativa e eficaz, respeitando as diferentes formas de entendimento e compreensão da realidade. Portanto, o presente curso proporciona a aquisição de clareza política e pedagógica sobre as questões educacionais e a capacidade de interferir no estabelecimento de novas alternativas neuropsicopedagógicas e encaminhamentos no processo educativo, de forma a compreender e analisar o aspecto da inclusão de forma sistêmica, abrangendo educandos com dificuldades de aprendizagem e sujeitos em risco social.
- Teoria e prática da interdisciplinaridade
- Teorias da aprendizagem
- História da educação no Brasil
- Políticas educacionais
- Direito educacional
- Ética no processo educacional
- Direitos humanos
- Projeto pedagógico e estrutura curricular
- Ludopedagogia
- Tecnologias digitais como instrumento para aula presencial e a distância (TICs)
- Educação especial e inclusiva
- Alfabetização de pessoas jovens e adultas
- Alfabetização e letramento na educação Infantil e anos iniciais
- Construção do raciocínio lógico matemático
- Produção de textos e apropriação da escrita
- Gestão escolar
- Supervisão escolar
- Orientação escolar
- Diversidade e tecnologia na educação
- Dinâmica das relações humanas e liderança
- Gestão democrática e sua implicação pedagógica
- Avaliação escolar e institucional
- Robótica educacional
- Neurofisiologia
- Neuropsicopedagogia, psicologia da aprendizagem e desenvolvimento
- Neurolinguística
- Redes sociais na educação
- Processo de aprendizagem em situação de internação hospitalar
- Metodologia da pesquisa científica
- Didática de ensino superior
- Estágio supervisionado em Neuropsicopedagogia e Saúde Mental (Prática Profissional Desenvolvida no Ambiente de Trabalho – PPDAT
PÚBLICO ALVO Profissionais graduados nas áreas da pedagogia, da psicologia, da fonoaudiologia, da terapia ocupacional, da fisioterapia e áreas afins, no sentido de instrumentalizá-los a partir de uma fundamentação técnica para o exercício da neuropsicopedagogia, associada ao cuidado com a saúde mental no contexto escolar, analisando a inclusão social e a preservação dos sujeitos como atividade inerente à prática deste profissional.
As aulas serão ministradas através de textos, apresentações (presenciais, gravadas e/ou ao vivo), artigos científicos, slides, exercícios, gráficos, e-books e/ou videoaulas.
- + Objetivos
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O presente Curso de Especialização visa a formar profissionais capacitados para o exercício das funções docentes na educação básica no âmbito da perspectiva da neuropsicopedagogia e da saúde mental com base nos processos de participação e de construção da autonomia, com vistas a aperfeiçoar, atualizar e a qualificar a prática pedagógica inclusiva e interdisciplinar dos profissionais que atuam ou têm interesse em atuar na área da saúde mental, especialmente da educação inclusiva e especial, articulando-se com as diferentes áreas disciplinares do conhecimento, assim como com a administração, a supervisão e a orientação escolar, além de capacitar para o exercício da educação especial também no âmbito do ensino profissional, técnico e superior. Dessa forma, o presente curso visa a capacitar os profissionais frente à compreensão do funcionamento do cérebro relacionado à saúde mental, baseados na neuropsicopedagogia cuja eficiência é comprovada pela literatura, para elaborar e aplicar estratégias pedagógicas nos diferentes espaços da escola que potencializarão o processo de aprendizagem. Com isso, tal proposta visa a promover intervenções que resulte em práticas de cuidado e preservação da saúde mental das crianças e adolescentes, visando a uma aprendizagem significativa e eficaz, respeitando as diferentes formas de entendimento e compreensão da realidade. Portanto, o presente curso proporciona a aquisição de clareza política e pedagógica sobre as questões educacionais e a capacidade de interferir no estabelecimento de novas alternativas neuropsicopedagógicas e encaminhamentos no processo educativo, de forma a compreender e analisar o aspecto da inclusão de forma sistêmica, abrangendo educandos com dificuldades de aprendizagem e sujeitos em risco social.
- + Disciplinas
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- Teoria e prática da interdisciplinaridade
- Teorias da aprendizagem
- História da educação no Brasil
- Políticas educacionais
- Direito educacional
- Ética no processo educacional
- Direitos humanos
- Projeto pedagógico e estrutura curricular
- Ludopedagogia
- Tecnologias digitais como instrumento para aula presencial e a distância (TICs)
- Educação especial e inclusiva
- Alfabetização de pessoas jovens e adultas
- Alfabetização e letramento na educação Infantil e anos iniciais
- Construção do raciocínio lógico matemático
- Produção de textos e apropriação da escrita
- Gestão escolar
- Supervisão escolar
- Orientação escolar
- Diversidade e tecnologia na educação
- Dinâmica das relações humanas e liderança
- Gestão democrática e sua implicação pedagógica
- Avaliação escolar e institucional
- Robótica educacional
- Neurofisiologia
- Neuropsicopedagogia, psicologia da aprendizagem e desenvolvimento
- Neurolinguística
- Redes sociais na educação
- Processo de aprendizagem em situação de internação hospitalar
- Metodologia da pesquisa científica
- Didática de ensino superior
- Estágio supervisionado em Neuropsicopedagogia e Saúde Mental (Prática Profissional Desenvolvida no Ambiente de Trabalho – PPDAT
- + Saiba Mais
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PÚBLICO ALVO Profissionais graduados nas áreas da pedagogia, da psicologia, da fonoaudiologia, da terapia ocupacional, da fisioterapia e áreas afins, no sentido de instrumentalizá-los a partir de uma fundamentação técnica para o exercício da neuropsicopedagogia, associada ao cuidado com a saúde mental no contexto escolar, analisando a inclusão social e a preservação dos sujeitos como atividade inerente à prática deste profissional.
- + Metodologia
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As aulas serão ministradas através de textos, apresentações (presenciais, gravadas e/ou ao vivo), artigos científicos, slides, exercícios, gráficos, e-books e/ou videoaulas.
- + E-mec
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Detalhes
- CERTIFICADO COM VALIDADE NACIONAL
- RECONHECIDA QUALIDADE PELO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
- OUTORGA TÍTULO ACADÊMICO DE ESPECIALISTA
- HABILITA AO PLENO EXERCÍCIO PROFISSIONAL NA ÁREA
- CORPO DOCENTE 100% COMPOSTO POR DOUTORES, MESTRES E ESPECIALISTAS
- AVANÇADO SISTEMA VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
- ENCONTROS PRESENCIAIS SEMANAIS, MENSAIS OU BIMESTRAIS AOS FINAIS DE SEMANA
- CARGA HORÁRIA: 480 HORAS/AULA
- ESTÁGIO: 120 HORAS