Neuropsicopedagogia e Saúde Mental

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Apresentação

O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Neuropsicopedagogia e Saúde Mental está reconhecido em conformidade com a Resolução MEC/CNE/CES nº. 1/2007. Seu público alvo é formado por educadores em qualquer área de formação. Trata-se de uma importante fonte de conhecimento para aqueles que já atuam, ou que pretendem atuar, na seara educacional. Por se tratar de um promissor campo de atuação profissional, o presente curso dará uma forte ênfase prática à cada disciplina.

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Manifestação de Interesse

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    O presente Curso de Especialização visa a formar profissionais capacitados para o exercício das funções docentes na educação básica no âmbito da perspectiva da neuropsicopedagogia e da saúde mental com base nos processos de participação e de construção da autonomia, com vistas a aperfeiçoar, atualizar e a qualificar a prática pedagógica inclusiva e interdisciplinar dos profissionais que atuam ou têm interesse em atuar na área da saúde mental, especialmente da educação inclusiva e especial, articulando-se com as diferentes áreas disciplinares do conhecimento, assim como com a administração, a supervisão e a orientação escolar, além de capacitar para o exercício da educação especial também no âmbito do ensino profissional, técnico e superior. Dessa forma, o presente curso visa a capacitar os profissionais frente à compreensão do funcionamento do cérebro relacionado à saúde mental, baseados na neuropsicopedagogia cuja eficiência é comprovada pela literatura, para elaborar e aplicar estratégias pedagógicas nos diferentes espaços da escola que potencializarão o processo de aprendizagem. Com isso, tal proposta visa a promover intervenções que resulte em práticas de cuidado e preservação da saúde mental das crianças e adolescentes, visando a uma aprendizagem significativa e eficaz, respeitando as diferentes formas de entendimento e compreensão da realidade. Portanto, o presente curso proporciona a aquisição de clareza política e pedagógica sobre as questões educacionais e a capacidade de interferir no estabelecimento de novas alternativas neuropsicopedagógicas e encaminhamentos no processo educativo, de forma a compreender e analisar o aspecto da inclusão de forma sistêmica, abrangendo educandos com dificuldades de aprendizagem e sujeitos em risco social.

    • Fundamentos da neurologia
    • Neurofisiologia, inteligências múltiplas e dificuldades de aprendizagem
    • Neuropsicologia
    • Modelos psicológicos e teorias da aprendizagem
    • Avaliação neuropsicopedagógica
    • Neuropsicopatologias e neurociências aplicadas à educação
    • Saúde mental na infância e na adolescência
    • Abordagem psicofarmacológica dos transtornos mentais e dependência química
    • Perfil psicoeducacional – PEP
    • Psicomotricidade e inclusão
    • Síndrome de down
    • Transtornos mentais
    • As relações socioafetivas e suas implicações em saúde mental
    • Neurofisiologia do comportamento e das emoções
    • Neurociência cognitiva
    • Educação inclusiva
    • História da educação no Brasil
    • Políticas educacionais
    • Ética no processo educacional
    • Didática de ensino
    • Metodologia da pesquisa científica

    PÚBLICO ALVO Profissionais graduados nas áreas da pedagogia, da psicologia, da fonoaudiologia, da terapia ocupacional, da fisioterapia e áreas afins, no sentido de instrumentalizá-los a partir de uma fundamentação técnica para o exercício da neuropsicopedagogia, associada ao cuidado com a saúde mental no contexto escolar, analisando a inclusão social e a preservação dos sujeitos como atividade inerente à prática deste profissional.

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    + Objetivos

    O presente Curso de Especialização visa a formar profissionais capacitados para o exercício das funções docentes na educação básica no âmbito da perspectiva da neuropsicopedagogia e da saúde mental com base nos processos de participação e de construção da autonomia, com vistas a aperfeiçoar, atualizar e a qualificar a prática pedagógica inclusiva e interdisciplinar dos profissionais que atuam ou têm interesse em atuar na área da saúde mental, especialmente da educação inclusiva e especial, articulando-se com as diferentes áreas disciplinares do conhecimento, assim como com a administração, a supervisão e a orientação escolar, além de capacitar para o exercício da educação especial também no âmbito do ensino profissional, técnico e superior. Dessa forma, o presente curso visa a capacitar os profissionais frente à compreensão do funcionamento do cérebro relacionado à saúde mental, baseados na neuropsicopedagogia cuja eficiência é comprovada pela literatura, para elaborar e aplicar estratégias pedagógicas nos diferentes espaços da escola que potencializarão o processo de aprendizagem. Com isso, tal proposta visa a promover intervenções que resulte em práticas de cuidado e preservação da saúde mental das crianças e adolescentes, visando a uma aprendizagem significativa e eficaz, respeitando as diferentes formas de entendimento e compreensão da realidade. Portanto, o presente curso proporciona a aquisição de clareza política e pedagógica sobre as questões educacionais e a capacidade de interferir no estabelecimento de novas alternativas neuropsicopedagógicas e encaminhamentos no processo educativo, de forma a compreender e analisar o aspecto da inclusão de forma sistêmica, abrangendo educandos com dificuldades de aprendizagem e sujeitos em risco social.

    + Disciplinas
    • Fundamentos da neurologia
    • Neurofisiologia, inteligências múltiplas e dificuldades de aprendizagem
    • Neuropsicologia
    • Modelos psicológicos e teorias da aprendizagem
    • Avaliação neuropsicopedagógica
    • Neuropsicopatologias e neurociências aplicadas à educação
    • Saúde mental na infância e na adolescência
    • Abordagem psicofarmacológica dos transtornos mentais e dependência química
    • Perfil psicoeducacional – PEP
    • Psicomotricidade e inclusão
    • Síndrome de down
    • Transtornos mentais
    • As relações socioafetivas e suas implicações em saúde mental
    • Neurofisiologia do comportamento e das emoções
    • Neurociência cognitiva
    • Educação inclusiva
    • História da educação no Brasil
    • Políticas educacionais
    • Ética no processo educacional
    • Didática de ensino
    • Metodologia da pesquisa científica
    + Saiba Mais

    PÚBLICO ALVO Profissionais graduados nas áreas da pedagogia, da psicologia, da fonoaudiologia, da terapia ocupacional, da fisioterapia e áreas afins, no sentido de instrumentalizá-los a partir de uma fundamentação técnica para o exercício da neuropsicopedagogia, associada ao cuidado com a saúde mental no contexto escolar, analisando a inclusão social e a preservação dos sujeitos como atividade inerente à prática deste profissional.

    + E-mec

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    + Coordenador

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    Detalhes

    • CERTIFICADO COM VALIDADE NACIONAL
    • RECONHECIDA EXCELÊNCIA PELO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
    • OUTORGA TÍTULO ACADÊMICO DE ESPECIALISTA
    • HABILITA AO PLENO EXERCÍCIO PROFISSIONAL NA ÁREA
    • CORPO DOCENTE 100% COMPOSTO POR DOUTORES, MESTRES E ESPECIALISTAS
    • AVANÇADO SISTEMA VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
    • ENCONTROS PRESENCIAIS SEMANAIS, MENSAIS OU BIMESTRAIS AOS FINAIS DE SEMANA
    • CARGA HORÁRIA: 360 HORAS/AULA
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