Neuropsicopedagogia e Saúde Mental

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* Informação sujeita à confirmação.

Apresentação

O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Neuropsicopedagogia e Saúde Mental está reconhecido em conformidade com a Resolução MEC/CNE/CES nº. 1/2018. Seu público alvo é formado por educadores em qualquer área de formação. Trata-se de uma importante fonte de conhecimento para aqueles que já atuam, ou que pretendem atuar, na seara educacional. Por se tratar de um promissor campo de atuação profissional, o presente curso dará uma forte ênfase prática à cada disciplina.

emec

Manifestação de Interesse

    O presente Curso de Especialização visa a formar profissionais capacitados para o exercício das funções docentes na educação básica no âmbito da perspectiva da neuropsicopedagogia e da saúde mental com base nos processos de participação e de construção da autonomia, com vistas a aperfeiçoar, atualizar e a qualificar a prática pedagógica inclusiva e interdisciplinar dos profissionais que atuam ou têm interesse em atuar na área da saúde mental, especialmente da educação inclusiva e especial, articulando-se com as diferentes áreas disciplinares do conhecimento, assim como com a administração, a supervisão e a orientação escolar, além de capacitar para o exercício da educação especial também no âmbito do ensino profissional, técnico e superior. Dessa forma, o presente curso visa a capacitar os profissionais frente à compreensão do funcionamento do cérebro relacionado à saúde mental, baseados na neuropsicopedagogia cuja eficiência é comprovada pela literatura, para elaborar e aplicar estratégias pedagógicas nos diferentes espaços da escola que potencializarão o processo de aprendizagem. Com isso, tal proposta visa a promover intervenções que resulte em práticas de cuidado e preservação da saúde mental das crianças e adolescentes, visando a uma aprendizagem significativa e eficaz, respeitando as diferentes formas de entendimento e compreensão da realidade. Portanto, o presente curso proporciona a aquisição de clareza política e pedagógica sobre as questões educacionais e a capacidade de interferir no estabelecimento de novas alternativas neuropsicopedagógicas e encaminhamentos no processo educativo, de forma a compreender e analisar o aspecto da inclusão de forma sistêmica, abrangendo educandos com dificuldades de aprendizagem e sujeitos em risco social.

    • Teoria e prática da interdisciplinaridade
    • Teorias da aprendizagem
    • História da educação no Brasil
    • Políticas educacionais
    • Direito educacional
    • Ética no processo educacional
    • Direitos humanos
    • Projeto pedagógico e estrutura curricular
    • Ludopedagogia
    • Tecnologias digitais como instrumento para aula presencial e a distância (TICs)
    • Educação especial e inclusiva
    • Alfabetização de pessoas jovens e adultas
    • Alfabetização e letramento na educação Infantil e anos iniciais
    • Construção do raciocínio lógico matemático
    • Produção de textos e apropriação da escrita
    • Gestão escolar
    • Supervisão escolar
    • Orientação escolar
    • Diversidade e tecnologia na educação
    • Dinâmica das relações humanas e liderança
    • Gestão democrática e sua implicação pedagógica
    • Avaliação escolar e institucional
    • Robótica educacional
    • Neurofisiologia
    • Neuropsicopedagogia, psicologia da aprendizagem e desenvolvimento
    • Neurolinguística
    • Redes sociais na educação
    • Processo de aprendizagem em situação de internação hospitalar
    • Metodologia da pesquisa científica
    • Didática de ensino superior
    • Estágio supervisionado em Neuropsicopedagogia e Saúde Mental (Prática Profissional Desenvolvida no Ambiente de Trabalho – PPDAT

    PÚBLICO ALVO Profissionais graduados nas áreas da pedagogia, da psicologia, da fonoaudiologia, da terapia ocupacional, da fisioterapia e áreas afins, no sentido de instrumentalizá-los a partir de uma fundamentação técnica para o exercício da neuropsicopedagogia, associada ao cuidado com a saúde mental no contexto escolar, analisando a inclusão social e a preservação dos sujeitos como atividade inerente à prática deste profissional.

    As aulas serão ministradas através de textos, apresentações (presenciais, gravadas e/ou ao vivo), artigos científicos, slides, exercícios, gráficos, e-books e/ou videoaulas.

    selo ead
    selo presencial
    + Objetivos

    O presente Curso de Especialização visa a formar profissionais capacitados para o exercício das funções docentes na educação básica no âmbito da perspectiva da neuropsicopedagogia e da saúde mental com base nos processos de participação e de construção da autonomia, com vistas a aperfeiçoar, atualizar e a qualificar a prática pedagógica inclusiva e interdisciplinar dos profissionais que atuam ou têm interesse em atuar na área da saúde mental, especialmente da educação inclusiva e especial, articulando-se com as diferentes áreas disciplinares do conhecimento, assim como com a administração, a supervisão e a orientação escolar, além de capacitar para o exercício da educação especial também no âmbito do ensino profissional, técnico e superior. Dessa forma, o presente curso visa a capacitar os profissionais frente à compreensão do funcionamento do cérebro relacionado à saúde mental, baseados na neuropsicopedagogia cuja eficiência é comprovada pela literatura, para elaborar e aplicar estratégias pedagógicas nos diferentes espaços da escola que potencializarão o processo de aprendizagem. Com isso, tal proposta visa a promover intervenções que resulte em práticas de cuidado e preservação da saúde mental das crianças e adolescentes, visando a uma aprendizagem significativa e eficaz, respeitando as diferentes formas de entendimento e compreensão da realidade. Portanto, o presente curso proporciona a aquisição de clareza política e pedagógica sobre as questões educacionais e a capacidade de interferir no estabelecimento de novas alternativas neuropsicopedagógicas e encaminhamentos no processo educativo, de forma a compreender e analisar o aspecto da inclusão de forma sistêmica, abrangendo educandos com dificuldades de aprendizagem e sujeitos em risco social.

    + Disciplinas
    • Teoria e prática da interdisciplinaridade
    • Teorias da aprendizagem
    • História da educação no Brasil
    • Políticas educacionais
    • Direito educacional
    • Ética no processo educacional
    • Direitos humanos
    • Projeto pedagógico e estrutura curricular
    • Ludopedagogia
    • Tecnologias digitais como instrumento para aula presencial e a distância (TICs)
    • Educação especial e inclusiva
    • Alfabetização de pessoas jovens e adultas
    • Alfabetização e letramento na educação Infantil e anos iniciais
    • Construção do raciocínio lógico matemático
    • Produção de textos e apropriação da escrita
    • Gestão escolar
    • Supervisão escolar
    • Orientação escolar
    • Diversidade e tecnologia na educação
    • Dinâmica das relações humanas e liderança
    • Gestão democrática e sua implicação pedagógica
    • Avaliação escolar e institucional
    • Robótica educacional
    • Neurofisiologia
    • Neuropsicopedagogia, psicologia da aprendizagem e desenvolvimento
    • Neurolinguística
    • Redes sociais na educação
    • Processo de aprendizagem em situação de internação hospitalar
    • Metodologia da pesquisa científica
    • Didática de ensino superior
    • Estágio supervisionado em Neuropsicopedagogia e Saúde Mental (Prática Profissional Desenvolvida no Ambiente de Trabalho – PPDAT
    + Saiba Mais

    PÚBLICO ALVO Profissionais graduados nas áreas da pedagogia, da psicologia, da fonoaudiologia, da terapia ocupacional, da fisioterapia e áreas afins, no sentido de instrumentalizá-los a partir de uma fundamentação técnica para o exercício da neuropsicopedagogia, associada ao cuidado com a saúde mental no contexto escolar, analisando a inclusão social e a preservação dos sujeitos como atividade inerente à prática deste profissional.

    + Metodologia

    As aulas serão ministradas através de textos, apresentações (presenciais, gravadas e/ou ao vivo), artigos científicos, slides, exercícios, gráficos, e-books e/ou videoaulas.

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    Detalhes

    • CERTIFICADO COM VALIDADE NACIONAL
    • RECONHECIDA QUALIDADE PELO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
    • OUTORGA TÍTULO ACADÊMICO DE ESPECIALISTA
    • HABILITA AO PLENO EXERCÍCIO PROFISSIONAL NA ÁREA
    • CORPO DOCENTE 100% COMPOSTO POR DOUTORES, MESTRES E ESPECIALISTAS
    • AVANÇADO SISTEMA VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
    • ENCONTROS PRESENCIAIS SEMANAIS, MENSAIS OU BIMESTRAIS AOS FINAIS DE SEMANA
    • CARGA HORÁRIA: 480 HORAS/AULA
    • ESTÁGIO: 120 HORAS
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