Neuropsicopedagogia e psicopedagogia: você conhece as diferenças?

A Neuropsicopedagogia e Psicopedagogia são duas disciplinas que podem contribuir e muito para a formação de profissionais da saúde e da educação. As duas áreas têm em comum a multidisciplinaridade e a preocupação com os processos de ensino e aprendizagem humana. Mas, apesar dos nomes parecidos, cada uma tem suas características.

Descubra quais são as diferenças e especificidades da Neuropsicopedagogia e Psicopedagogia e saiba como especializar-se nessas áreas.

Neuropsicopedagogia

A Neuropsicopedagogia é uma é uma ciência que estuda o sistema nervoso e sua atuação no comportamento humano, tendo como foco os processos de ensino-aprendizagem. É uma área multidisciplinar, fundamentada nos conhecimentos da Neurociência aplicada à educação, com interfaces da Pedagogia e da Psicologia Cognitiva. Seu objetivo é promover a reintegração pessoal, social e educacional a partir da identificação, diagnóstico, reabilitação e prevenção de dificuldades e distúrbios da aprendizagem.

Áreas de atuação do neuropsicopedagogo

O neuropsicopedagogo pode atuar em escolas, clínicas e hospitais. No ambiente escolar, é capaz de contribuir para a redução do fracasso escolar, compreendendo quais problemas estão relacionados à dificuldade de aprendizagem. Também pode trabalhar na inclusão escolar, desenvolvendo ações com crianças e jovens que necessitam de acompanhamento especial. Conheça a especialização da POSFG em Neuropsicopedagogia e Educação Especial.

Em clínicas, uma das possibilidades de atuação é com práticas voltadas a crianças autistas, buscando auxiliar em seu desenvolvimento cognitivo. Além disso, pode realizar outros atendimentos com práticas que contribuam para a melhora das habilidades de raciocínio, resolução de problemas e expressão dos pacientes. Saiba mais sobre as pós-graduações da POSFG em Neuropsicopedagogia Clínica e Neuropsicopedagogia e Saúde Mental.

Outra possibilidade de atuação deste profissional é em instituições hospitalares a partir do planejamento de intervenções e terapias que visem a reabilitação cognitiva dos pacientes. Pessoas com Alzheimer ou que sofreram Acidente Vascular Cerebral estão entre as que podem se beneficiar do atendimento do neuropsicopedagogo. Confira mais informações sobre o curso de pós-graduação da POSFG em Neuropsicopedagogia Clínica, Institucional e Hospitalar.

Psicopedagogia

A Psicopedagogia reúne conhecimentos de diferentes áreas, como Psicologia, Pedagogia, Antropologia e Neurologia. É dedicada à compreensão do processo de assimilação e construção do conhecimento desde a infância até a fase adulta, identificando dificuldades e transtornos relacionados ao ensino e à aprendizagem e sua origem, que pode ser relacionada a aspectos mentais, físicos, emocionais e sociais. Assim, o psicopedagogo realiza análises, desenvolve ações preventivas e propõe práticas que visam contribuir para a melhora da compreensão e absorção dos conteúdos.

Áreas de atuação do psicopedagogo

O profissional especializado em Psicopedagogia tem como principal campo de atuação escolas e instituições de ensino públicas e privadas. Além disso, também pode realizar atendimentos em clínicas, consultórios e hospitais. Conheça a especialização da POSFG em Psicopedagogia Clínica, Institucional e Hospitalar.

Conheça as Pós-graduações POSFG

Invista na sua formação com as pós-graduações em Neuropsicopedagogia e Psicopedagogia da POSFG. Todos os cursos são reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). Informe-se sobre todas as condições diretamente com um consultor. Preencha o formulário abaixo ou entre em contato pelo 0800 630 3720 ou (11) 3014-0384 (WhatsApp).

    Fale Conosco
    X
    Nós ligamos para você!

      Whatsapp